sábado, 21 de julho de 2012

Ponte Vecchio - Florença...




A Ponte Vecchio é uma Ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalherias).
Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga, feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projeto da autoria de Taddeo Gaddi. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro. Desde sempre alberga lojas e mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas, sempre com a autorização do Bargello, a autoridade municipal de então. Diz-se que a palavra bancarrota teve ali origem. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponte não foi danificada pelos alemães. Acredita-se que tenha sido uma ordem direta de Hitler.
Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini.
O fato é ligado à antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Graças a essa tradição e ao turismo desenfreado, milhares de cadeados tinham de ser removidos com frequência, estragando a estrutura da ponte. Devido a isso, o município estipulou uma multa de 50euros para quem for apanhado, em flagrante, a colocar cadeados na ponte.

4 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

São maravilhosas as imagens!
Um abraço

Unknown disse...

Gostei!!! Tai uma coisa que eu nao sabia: a origem da palavra bancarrota hehehehe

Quanto aos cadeados, è mais dificil encontrar agora, pois tem uma lei da comune que proibe a colocaçao deles. Se voces pensarem em colocar um cadeado na Ponte Vecchio, cuidado... voce podera ser multado!

Um beijo pra ti

Mara Machi disse...

Sonia, obrigado, as imagens só me trazem mais saudades.
Beijo.

Mara Machi disse...

Cris, eu também não sabia, mas eu aprendo mais à cada dia.
Cadeado nem pensar....rsrsrsrs!
Beijo.